Torneio contou pontos para os rankings nacional e internacional
Composta por 19 atletas, a delegação baiana de xadrez retornou com grandes resultados no Aberto do Brasil XIV Memorial Bobby Fisher, que aconteceu no Littoral Hotel, em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 21 e 23 de março. O torneio pontuou os atletas, oriundos de 16 estados, nos rankings de nível nacional e internacional.
O grupo representando a Federação Baiana de Xadrez (FBX) disputou o torneio com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O presidente da FBX, Luciano Zallio, agradeceu ao Governo do Estado pelo suporte e comentou o sucesso dos baianos no torneio.
“Todos os nossos jogadores são de alta expressão no estado. Já ganharam o circuito baiano, já ganharam outras etapas também. Tudo isso graças ao apoio da Sudesb, que anda sempre colada com a gente”, expressa.
Conquistas – Paulo Jatobá, campeão baiano 14 vezes, ficou com a primeira colocação no torneio, após uma grande final contra o catarinense, Andre Diamant. Além dele, o enxadrista pentacampeão baiano, Jeferson Teles consagrou-se campeão da categoria de Pessoa com Deficiência (PCD) para deficiente visual (DV). Já Luciano ficou com a oitava colocação no ranking geral.
Apoiado pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado, através da Setre, Marlon de Jesus foi considerado como o melhor atleta do rate sub 1800 da competição. Um resultado expressivo para os enxadristas baianos, segundo Zallio. “As conquistas mostram a força do nosso xadrez baiano”, finaliza.
Ascom Sudesb