Com a presença de gestores públicos, dirigentes esportivos e jornalista, evento tem início às 8h no campus de Tancredo Neves da Unifacs
Intitulado como Caminhos de Lutas: Mulheres no Esporte, o encontro, aberto ao público, acontecerá nesta quinta-feira (27), das 8h às 11h30, na Unifacs (Campus Tancredo Neves), em Salvador. A ação, que é alusiva ao mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, é realizada pelo núcleo Mais Mulheres no Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Visando tratar de temas relacionados às políticas públicas no esporte para o público feminino e apresentar a experiência de mulheres em destaque no cenário esportivo brasileiro, a iniciativa terá uma mesa com a temática “História e Evolução das Políticas Públicas para Mulheres no Esporte” e uma oficina sobre os desafios e as oportunidades para mulheres no dia a dia. Na ocasião, também terá apresentação de ginástica rítmica com alunas do projeto Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), apoiado pela Sudesb.
As mesas serão formadas por Joana Rizério (jornalista e autora); Many Gleize (gerente de esportes do Esporte Clube Vitória); Natália Bitencourt (gerente de performance do Esporte Clube Bahia); Neusa Cadore (titular da Secretaria de Política para as Mulheres - SPM); Vicente Neto (diretor-geral da Sudesb) e as deputadas Alice Portugal (federal) e Olívia Santana (estadual).
“Todos estes momentos são oportunidades de debatermos políticas públicas e questões relacionadas a gênero em prol do esporte. A proposta é reunir pessoas de diversas áreas de atuação, dentre parlamentares, atletas, jornalistas, técnicas e jurídicos, para debatermos e trocarmos informações sobre experiências, vivências, providências, o que já deu certo, o que tem para ser feito e o que pode acontecer. Então, faremos uma grande roda de conversa sobre esporte feminino”, comenta Juliana Camões, coordenadora do núcleo de Mulheres.
Programação do encontro na quinta-feira (27/03):
08h – Coffee break
08h30 – Abertura do evento com mesa de honra
09h30 – Painel 1 - História e Evolução das Políticas Públicas para Mulheres no Esportes.
Composição da mesa:
Neusa Cadore – Secretária da SPM
Vicente Neto – Diretor-geral da Sudesb
Alice Portugal – Deputada Federal
10h20 – Apresentação de ginástica rítmica do projeto Cagiba
10h30 - Painel 2 - Workshop : Desafios e Oportunidades para mulheres no dia a dia:
Many Gleize e Natália Bitencourt – Impacto de mulheres em posição de liderança no futebol.
Joana Rizério – Jornalista e Autora do livro “O Diabo também manda flores” – vulnerabilidade de mulheres. O assédio e o sofrimento psicológico.
Olívia Santana - Compartilhamento de experiências de vida pessoal e na política.
11h30 – Encerramento
Ascom Sudesb