Apoiados pelo FazAtleta, Iuki Alves foi campeão da categoria adulto e prata no absoluto B e Gabriela Santiago ficou com o 2º lugar no feminino adulto e o bronze no absoluto A
Os mesa-tenistas baianos Iuki Alves, 21, e Gabriela Santiago, 30, conquistaram medalhas na Copa Brasil de Tênis de Mesa Salvador 2025 no último final de semana no Ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã, na capital baiana. Ambos os atletas são contemplados pelo programa FazAtleta do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Iuki foi campeão da categoria adulto e ficou com a prata no absoluto B (segunda categoria mais forte do país). Contente com seu resultado, o baiano expressa um sentimento indescritível com os resultados. “Ser reconhecido como um dos grandes nomes do tênis de mesa da Bahia é uma sensação indescritível. É um reconhecimento, não apenas por todo o esforço e dedicação, mas também pelo orgulho de representar e fazer parte de uma grande geração esportiva na Bahia. É saber que, ao longo do caminho, todos os obstáculos superados serviram de aprendizado.”
Já Gabriela, que foi vice-campeã do feminino adulto e terceiro lugar na categoria absoluto A (categoria mais forte do país) em sua primeira participação, afirmou estar lisonjeada por carregar o título de principal nome do tênis de mesa feminino na Bahia. “Para mim, tem sido uma honra em ser esse nome de inspiração. A cada dia, eu tento honrar esse título, chegando cada vez mais longe e superando minhas dificuldades. Eu fico lisonjeada por carregar esse título e de poder ser inspiração para outras pessoas.”
Competição
Chancelada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), a Copa Brasil de Tênis de Mesa aconteceu no último final de semana, entre sexta-feira, 14, e o domingo, 16, com pontos para o ranking nacional. Ao todo, foram 262 inscrições em 37 categorias olímpicas, paralímpicas e amadoras de atletas entre seis e 75 anos de 11 estados do país, com destaque para nomes como Gustavo Iacota e Jéssica Prats, ambos de São Paulo e campeões do absoluto A, respectivamente, masculino e feminino.
O presidente da Federação de Tênis de Mesa da Bahia (FTMBA), Caio Souza, comemorou a realização do evento e da participação dos baianos. “Essa pontuação conquistada pelos baianos vai fazer diferença daqui para dezembro para o Brasileiro, com melhores colocações na chave. Finalizamos o evento felizes em chegar no mais perto possível da excelência em profissionalizar o tênis de mesa da Bahia, com grandes torneios nacionais e cursos de aperfeiçoamento. Gostaria de agradecer ao apoio da Setre, da Sudesb, da Academia Baiana de Tênis de Mesa, a Arle, a Morin e a Estopa Bahia.”
Ascom Sudesb