O volume das atividades turísticas na Bahia expandiu 3,5%, no terceiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Nessa comparação, a Bahia apontou a décima quarta taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação e superior à média nacional, que avançou 2,4%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (06/01), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.
Os pedágios das rodovias que perpassam o estado da Bahia, registraram incremento próximo de 1,1 milhão veículos em trânsito, o que representa uma ampliação de 5,8% em relação ao terceiro trimestre de 2023, impulsionada pela expansão do fluxo contabilizado pelas em duas das três concessionárias que administram as rodovias baianas.
A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) perto de R$ 1,2 bilhão, referente às ACTs no terceiro trimestre de 2024, com expansão nominal de 20,3% em relação ao ano de 2023. Esse resultado foi impulsionado por quase 89% das atividades investigadas.
O setor de turismo incorporou 2.014 postos de trabalho com carteira assinada no terceiro trimestre de 2024, número puxado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+1.314 vagas) e Hotéis e similares (+258 postos). Com a mesma tendência de aceleração, a zona turística que mais ampliou o número de trabalhadores formais foi a Baía de Todos-os-Santos (+547 postos).
Cabe destacar, que os investimentos das empresas públicas e privadas para a realização das festas populares e religiosas na Bahia, nesse período, como a Romaria do Bom Jesus da Lapa, a Novena de Santa Dulce dos Pobres, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, as comemorações de São Bartolomeu e outras, movimentaram o turismo religioso. A ampliação das rotas de voos e a atração dos grandes congressos foram fatores que contribuíram positivamente para o bom desempenho do turismo no estado da Bahia.
Com isso, as perspectivas para o turismo na Bahia no quarto trimestre são favoráveis, uma vez que abrange um período intenso de grandes eventos, tais como: novena de Santa Luzia, da Festa de Santa Bárbara, novena em honra a Nossa Senhora da Conceição da Praia, da Festa do Bom Jesus dos Navegantes, e outras. Além disso, as festas natalinas e de virada de ano realizadas em Salvador e em grande parte dos demais municípios baianos também contribuirão consideravelmente para o excelente desempenho do setor. Assim como, a realização dos cruzeiros marítimos para a temporada de 2024 e 2025, com estimativa de atrair grande quantidade de turistas para a capital baiana.
Conforme o levantamento, "Tendências de Turismo Verão 2025 - Comportamento da População Brasileira", feito pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, revelou que 35% dos brasileiros pretendem viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Os estados da Bahia e da Paraíba surgem como destaque da temporada. A Bahia, tradicionalmente um dos destinos mais cobiçados do país, foi escolhida por 16% dos entrevistados, um crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao verão anterior. Esse número confirma a liderança baiana entre os destinos mais desejados, à frente de São Paulo (15%) e do Rio de Janeiro (14%), que aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Acesse o boletim completo (https://sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3112&Itemid=1156&lang=pt)
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA