Um dos grandes nomes da história do futebol galês, o atacante Gareth Bale anunciou sua aposentadoria do futebol, aos 33 anos. Ele ajudou a seleção do País de Gales a voltar para uma Copa após 64 anos e ganhou cinco Champions League pelo Real Madrid.
“Após pensar bastante e cuidadosamente, anuncio minha aposentadoria imediata do clube e do futebol internacional. (…) Sigo em frente com expectativa para a próxima etapa da minha vida. Um tempo de mudança e transição, uma oportunidade para uma nova aventura”, disse, em inglês.
Revelado pelo Southampton, da Inglaterra, Bale explodiu mesmo pelo Tottenham, onde deixou de jogar como lateral e se consagrou na posição de ponta. Em 2013, o craque foi vendido para o Real Madrid, se tornando a maior negociação da história do futebol na época, cerca de 101 milhões de euros.
No time da Espanha, formou um dos trios de ataque mais efetivos da história: o BBC, composto por ele, pelo português Cristiano Ronaldo e pelo francês Benzema. Foram cinco títulos da Liga dos Campeões em 2013/2014, 15/16, 16/17, 17/18 e 21/22 - neste último, como reserva.
A partir da temporada de 2018/2019, Bale passou a perder protagonismo no Real por causa de lesões e polêmicas. A cobrança sobre ele aumentou e seu futebol foi sumindo ao longo dos jogos. Em 2020, o atleta foi flagrado jogando golfe após não ser relacionado para um jogo do Real contra o Manchester City, pela Champions.
Ele voltou para o Tottenham em 2020, por empréstimo, esperando poder ser contratado novamente pelo clube que o lançou. Acabou voltando para o Real e participando do título de 21/22, rescindindo seu contrato ao fim da temporada e assinando com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Por lá, garantiu o título da Liga Norte-Americana.
Ele se aposenta com 33 gols por Gales, sendo maior artilheiro da seleção.
VEJA AS CONQUISTAS
5x - Champions League
3x - Campeonato Espanhol
3x - Mundial de Clubes
2x - Supercopa da Europa
1x - Copa do Rei
1x -Supercopa da Espanha
1x - Copa da Liga Inglesa
1x- Major League Soccer