Siga-nos no instagram @tvconexao33
Neste domingo (2), os brasileiros foram às urnas e escolheram representantes para ocupar as 513 cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados, em Brasília. No ranking dos dez deputados federais mais bem votados proporcionalmente, Amom Mandel (Cidadania), que teve 14,49% dos votos válidos (288.555 votos absolutos) em seu estado, o Amazonas.
Na segunda posição ficou o vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PL), com 13,32% dos votos em Minas Gerais. Ferreira liderou o ranking de deputados eleitos em outro quesito – ele foi o mais votado do país em números absolutos, além de ter sido o deputado federal mais votado da história de Minas Gerais.
Bia Kicis (PL), eleita pelo Distrito Federal, ficou empatada com o colega do partido, com os mesmos 13,32% dos votos, no Distrito Federal.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) também está entre os mais bem votados proporcionalmente. Em Alagoas, o atual deputado obteve 13,26% dos votos válidos.
Abaixo do mineiro Nikolas Ferreira, que obteve 1.492.047 votos, vários candidatos de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, apareceram entre os dez deputados federais mais bem votados em números absolutos.
Entre os nomes mais conhecidos estão Guilherme Boulos (PSOL) – o mais votado entre os paulistas e segundo no ranking geral – e aliados de Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo, como os deputados federais Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) – todos do mesmo partido do presidente.