Siga-nos no instagram @tvconexao33
Com a proibição do uso de celulares nas cabines de votação, é recomendado que os eleitores levem um papel como uma espécie de “cola” ou “pesca”, contendo os números dos candidatos a serem votados. Pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um modelo gratuito em seu site.
No portal do TSE, é possível imprimir um papel com espaços para serem preenchidos com as informações para que o eleitor não se esqueça dos números de seus candidatos. A prática de levar "cola" é incentivada pela Justiça Eleitoral para tornar mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, e, consequentemente, contribuir para reduzir as filas de votação.
Vale lembrar que o uso do celular durante a escolha dos candidatos nunca foi permitido. No entanto, neste ano, a novidade é que o aparelho precisará ser deixado com o mesário da seção, mesmo que esteja desligado. Máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto também estão proibidos.
No momento da votação, o mesário deverá perguntar ao eleitor se carrega algum celular ou outro aparelho que possa registrar ou transmitir o voto e reter tais aparelhos até que a pessoa finalize a ação e saia da cabine de votação. Em caso de recusa na resposta ou da entrega do aparelho, "não será autorizado a votar e a mesa receptora constará em ato os detalhes do ocorrido e acionará a força policial para que tome as providências necessárias, sem prejuízo de comunicação à juíza ou juiz eleitoral", segundo o TSE.
ORDEM DE VOTAÇÃO
Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos, que devem ser escolhidos nesta ordem:
- Deputada ou Deputado Federal (quatro dígitos);
- Deputada ou Deputado Estadual ou Distrital (cinco dígitos);
- Senadora ou Senador (três dígitos);
- Governadora ou Governador (dois dígitos);
- Presidente da República (dois dígitos)