Siga-nos no instagram @tvconexao33
As temperaturas começaram a subir e a Defesa Civil faz o alerta para o risco de incêndios, com maior incidência entre os meses de outubro e março, a exemplo do ocorrido nesta segunda-feira (17/10) na região do condomínio Terras Alphaville. Por causa disso, o órgão já iniciou a Operação Verão, que inclui ações de conscientização, previstas para acontecer em diversos pontos do município.
Em caso de incêndio, a primeira medida a ser tomada pelo cidadão é acionar a Defesa Civil, através dos telefones 199 ou (71) 3622-7755/7799, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. “Quanto mais rápido ligar, melhor! Para que a gente possa combater o incêndio sem que ele se propague muito. Então, se a pessoa percebeu fumaça, percebeu que está iniciando, deve chamar, que a gente tem equipe preparada para se dirigir ao local”, afirmou o coordenador do setor, Ivanaldo Soares.
O responsável pelo órgão municipal ainda pontuou que um dos grandes problemas com as queimadas é o risco à saúde, por causa da fumaça, principalmente entre idosos e pessoas com problemas respiratórios, o que ainda é agravado quando envolve lixo, que a fumaça pode ser tóxica.
Durante a Operação Verão serão feitas ações de conscientização com a distribuição de folhetos informativos nos condomínios. Neles, constam instruções como: a realização de aceiros como medida de segurança, ou seja, trilhas de proteção contra o fogo, com distanciamento de 1,5 metro a 2 metros do muro à vegetação; o não descarte de resíduos, especialmente restos de cigarro, vidros, latas e outros materiais de alumínio, pois podem esquentar ou refletir raios solares em folhas de jornal ou vegetação seca, dando início às fagulhas que se transformam em focos de incêndio.
Foto: Arquivo