» » » Afrobapho - A Festa: coletivo realiza edição especial de evento que une música, dança e performance no Pelourinho

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Após uma pausa de três anos, um dos principais eventos de fomento a arte e expressão negra, periférica e LGBTQIAPN+, retorna a cena cultural de Salvador com uma edição especial gratuita. O Afrobapho - A Festa será realizado no próximo sábado (17/09), a partir das 17h, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. O evento é promovido pelo coletivo Afrobapho e contará com uma grade extensa de atrações que será dividida em apresentações musicais, dança e performance e arte drag.


A programação começa às 17h, com um aulão de dança comandado por representantes da cena ballroom/vogue baiana. Com apresentação das drags Ferah Sunshine e Sasha Heels, os agitos musicais iniciam a partir das 19h, com uma grade formada pelas DJs Paulilo Paredão, Malayka SN e Tia Carol, Shay Rizzo, DICERQUEIRA, Evylin, A Deusa, Vittor Adél, Salutari. Já as performances artísticas ficarão por conta do Afrobapho Dance, AH Teodoro, Kay Okan e Mamba Mavamba


Com o objetivo de celebrar a diversidade e a ancestralidade através da arte, o Afrobapho - A Festa estreou em 2016 nos espaços culturais da capital baiana, e, desde então, acumula mais de 10 edições. De acordo com Alan Costa, diretor do coletivo AfroBapho, a festa é uma plataforma de visibilização das e dos artistas que subvertem os padrões:


"A Festa vem com a proposta de ser um lugar seguro para dançar, se divertir e apreciar o talento de corpos dissidentes da nossa cena cultural. Muitos desses artistas não ganham espaço para se apresentarem em eventos e festivais que ocorrem em Salvador, por isso, criamos o Afrobapho - A Festa para evidenciar esses talentos que são invisibilizados. Além disso, os artistas e convidados fazem parte de uma rede de apoio e conexão que criamos para nos fortalecer mutuamente", disse Alan.


O Afrobapho - A Festa é produzido pela Vestido de Palha Produções com apoio do Governo do Estado. A entrada será permitida mediante a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19.


SERVIÇO

O que é: AFROBAPHO - A Festa

Quando: 17 de setembro, das 17h às 23h

Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador/BA

Entrada: Gratuita

Atrações: Música: Shay Rizzo e banda, DICERQUEIRA, Evylin, A Deusa, Vittor Adél, Salutari. 

Djs: Paulilo Paredão, Tia Carol e Malayka SN. Performances: Afrobapho Dance, AH Teodoro, Kay Okan, Mamba Mavamba. Apresen tação: Ferah Sunshine e Sasha Heels



SOBRE O AFROBAPHO


O Afrobapho é um coletivo baiano formado por jovens negros e LGBTQIA+ que utilizam as artes integradas como ferramenta de mobilização e sensibilização social. Através da dança, da música, da performance e de produções audiovisuais, abordam numa perspectiva antirracista, questões de estética, dissidências de sexualidade e gênero. 


Em pouco mais de 7 anos de trajetória, o coletivo é conhecido por suas produções artísticas e culturais, que mobilizam o cenário nacional com perspectivas de diversidade e inclusão, com o objetivo de cada vez mais potencializar as narrativas de arte e cultura desenvolvidas por pessoas negras e LGBTQIA+ no território nacional. 


O AFROBAPHO DANCE é um grupo que utiliza os movimentos de danças queers e afrodiaspóricas para naturalizar e visibilizar corpos dissidentes na sociedade, criando novas narrativas de representatividade para grupos vulnerabilizados.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga