» » Sedes realiza 1ª Caminhada da População em Situação de Rua

Com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para as necessidades das pessoas que vivem nas ruas diariamente, assim como os direitos que precisam ser assegurados para elas, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou na manhã desta sexta-feira (19/8), a 1ª Caminhada da População em Situação de Rua.

A iniciativa marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, e encerrou as atividades voltadas à temática, que ocorreram durante toda a semana. A caminhada teve início no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), percorreu as principais vias do município e foi encerrada na prefeitura.

No percurso, os assistidos e servidores que integram a rede de proteção entregaram panfletos sobre os serviços do Centro Pop para motoristas, transeuntes e pontos comerciais, e também levaram placas com mensagens relativas às demandas das pessoas em situação de rua, como direito à educação, saúde, lazer e cultura.
A titular da Sedes, Reni Oliveira participou da caminhada e falou da relevância do tema abordado. “Durante a semana, fizemos diversas ações que colocaram em evidência as demandas da população de rua. Hoje, finalizamos com a caminhada, pois precisamos mesmo chamar a atenção da sociedade para este assunto. Temos o Centro Pop, que atua constantemente com uma série de serviços para este público, temos o apoio da Sesau, com a equipe do Consultório na Rua, mas é necessário que a população também enxergue essas pessoas com um olhar humano, com amor, pois elas precisam e merecem isso também”, disse.
A coordenadora do Centro Pop, Nanci Lobato, reiterou que é preciso dar visibilidade aos problemas e anseios do público-alvo da ação. “A gente está aqui hoje para levar essa mensagem de conscientização, buscando sensibilizar a população da importância de garantir os direitos dessas pessoas, que também são cidadãos de direitos. Estamos nessa luta, junto com os assistidos, com a Sedes, o Centro Pop e o Creas, para fazer com que esse dia fique marcado na história de Camaçari”, falou.
Acompanhado há, aproximadamente, um ano pelo Centro Pop, Josevaldo Araújo, 37 anos, participou da caminhada, entregou panfletos e falou da importância da ação. “Isso tudo que está acontecendo é muito importante, pois está mostrando que somos seres humanos, que precisamos de cuidados e que precisamos ter acesso a diversas coisas, como as pessoas que têm emprego e casa têm também”, finalizou.


Foto: Adeilson Carvalho

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga