» » » » Cinedebate UNFPA encerra Ser Urbano Jovem

Siga-nos no instagram @tvconexao33



O mês de agosto é marcado pelo Dia Internacional da Juventude, celebrado no dia 12. Para celebrar a data, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR), promoveu, nesta terça-feira (30/8), mais uma edição do Ser Urbano Jovem, no Horto Florestal Linaldo da Silva. Ao todo, cinco eixos temáticos integraram a programação durante todo o dia, para dezenas de jovens.

Juventudes e Mudança Climática foi o tema do cinedebate do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), exibido no último eixo, com o objetivo de discutir e gerar reflexões sobre as barreiras enfrentadas por essa parcela da sociedade no país. Durante o debate, a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil, Michele Dantas, falou sobre a dinâmica. “Nós vamos exibir dois vídeos rápidos e, em seguida, nós entraremos na roda de conversa, baseado no nosso tema”, explicou.

No primeiro vídeo “Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho, os espectadores acompanharam a história de um meteorito que, ao cair sobre Recife, altera todo o clima da cidade. O local sofre com efeitos deste acontecimento e até pinguins passam a habitar na região. Já no curta-metragem “Mudanças climáticas e ativismo juvenil”, da Viração, os jovens e especialistas discutem como o modo de vida da sociedade capitalista compromete o futuro do planeta.

Para a associada de projetos da adolescência e projetos do UNFPA, Daniela Florio, “foi uma alegria poder juntar uma iniciativa da nossa área de juventude com Camaçari, através da proposta da Sedur, com a segunda temporada do Ser Urbano Jovem. E dentro dessa programação, nós trouxemos o cinedebate, que já passou, durante esse mês, por Guarulhos (SP) e Foz do Iguaçu (PR), encerrando aqui. Potencializando o tema, e mostrando para o jovem como é algo do dia a dia, e como ele pode ser sim, um agente de transformação do agora”, concluiu.

A programação da tarde trouxe para o debate, a liderança jovem. O eixo foi conduzido pela equipe da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), através da Coordenadoria de Juventude. O titular da pasta, Jorge Curvelo, falou sobre a importância dos jovens e sua atuação. “Queria, primeiramente, parabenizar a equipe da Sedur pelo evento. A nossa juventude hoje é muito diferente da que havia no meu tempo. Os jovens estão mais livres para escolher o seu caminho, para traçar a sua história”, destacou.

Presente no encontro, a gestora da Sedur, Andréa Montenegro, salientou a importância do evento. “Essa é a nossa segunda temporada do Ser Urbano Jovem. Trouxemos vários temas importantes para essa geração. Queria agradecer o apoio das outras secretarias que por aqui passaram. Foi mais um grande evento de sucesso”, concluiu.






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga