Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Todas as segundas, terças e quintas-feiras, bombeiros militares vão até as residências das lactantes voluntárias para recolhimento dos kits com o leite materno e entregam novos kits para as próximas coletas. “Promovemos orientações quanto ao manejo em lactação e amamentação e incentivamos essas mães quanto ao uso exclusivo de leite materno de 0 a 6 meses. Dessa forma, ajudamos a reduzir a taxa de mortalidade infantil no nosso estado”, explicou a subtenente Souto, coordenadora do projeto. O leite materno fortalece a imunidade dos bebês e reduz a ocorrência de cólicas, entre outros benefícios.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Em Salvador e Lauro de Freitas, o projeto é realizado por meio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Salvar), em parceria com a Maternidade Climério de Oliveira e o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba). Já em Feira de Santana, a ação é coordenada pelo 2º GBM; e em Itabuna, pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar.
Triagem do leite
O Bombeiro Amigo do Peito ainda conta com as doações de potes de vidro com tampa plástica (tipo os de café solúvel), que podem ser levados a qualquer unidade do Corpo de Bombeiros ou nas maternidades.
Na Climério de Oliveira, o material é aproveitado na própria unidade, de acordo com a recomendação médica e nutricional. “Observamos se o leite veio de fato no estado congelado. Ele não pode estar no estado líquido por se tornar meio de proliferação de bactérias. Fazemos a desinfecção dos frascos, identificação, a data da coleta e o tipo da amostra. Uma amostra é encaminhada para o laboratório fazer análise e comprovar se as doadoras estão aptas”, detalhou a técnica de enfermagem do Banco de Leite Humano da unidade, Sheila Araújo.
Mãe de um bebê de 3 meses, Alana Lago se tornou voluntária após o exemplo de uma amiga. “Eu via sempre uma amiga postando que estava doando leite e me interessei. Eu não queria jogar fora sabendo que tantos bebês precisam. O leite salva vidas e é o melhor alimento que todos os bebês podem ter”, afirmou.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Como ser uma doadora
No mês de março de 2022, o projeto obteve 73 doadoras. No momento, o projeto está precisando de mais lactantes. Mães que quiserem se tornar voluntárias devem ligar para os bancos de leite da maternidade Climério de Oliveira, no número (71) 3283-9264, ou do Iperba, pelo (71) 3103-9304.
Fonte: SECOM