Larissa Manoela, Rafael Vitti, Jayme Matarazzo, Danilo Mesquita, Carol Dellarosa, Larissa Nunes e muitos outros participaram de coletiva de imprensa e comentaram sobre os seus personagens.
Larissa Manoela, que interpreta as irmãs Elisa e Isadora, além de Rafael Vitti, que vive o mágico Davi, falam sobre os seus papéis e ressaltam a importância da juventude na novela de Alessandra Poggi:
"O nosso universo é muito bacana porque a gente fala de temas muito atuais, é o equilíbrio entre o que hoje a gente já tem e o que lá atrás era pouco visto. Por mais que eu tenha pouca idade, eu fico muito feliz de poder falar desses assuntos", diz Larissa.
Danilo Mesquita:
"A preparação foi feita com todo mundo junto, acho que os sentimentos que o Joaquim tem são sentimentos humanos. Muito feliz de estar experimentando uma coisa nova, dá aquele medo de não dar conta, de não conseguir fazer, mas estou descobrindo o personagem no caminho com a ajuda dos meus companheiros"
Larissa Nunes:
Pronta para dar vida à professora Letícia, Larissa Nunes conta que a novela vai retratar a diversidade dos jovens da época:
"São temas universais. São camadas sociais que aparecem, mas elas não estão à frente dos desejos desses jovens. Cada jovem sabe exatamente o seu desafio e, em algum momento, esses desafios se cruzam. É bonito ver esse encontro de diferenças."
Jayme Matarazzo
O ator, que dá vida ao padre Tenório, amigo e defensor dos moradores mais humildes da região, ressalta a importância de retratar a força e a ideologia da juventude em uma obra de ficção:
"Na nossa novela, a gente vai encontrar muitos jovens que na época já estavam tentando fazer a diferença e estavam à frente do seu tempo. O padre Tenório chega com ideias à frente daquele momento, com acesso à informação. Acho que para os jovens (de hoje), a gente traz isso e mostra: 'olha, a gente já estava lutando'. Vejo que no nosso presente, assim como no nosso passado, os jovens é que vão fazer a diferença na nossa história."
Caroline Dallarosa
A atriz, que comemora a sua estreia em uma novela de época, no papel de Arminda, lembra dos temas atemporais que estão presentes na trama:
"'Além da Ilusão' fala muito de amizade, amor e família, e isso nunca vai estar ultrapassado. Essa trama tem de tudo, é uma novela muito humana."
Matheus Dias
Bento vai para a guerra, mas o sonho do filho de Abílio (Luciano Quirino) é se tornar um grande escritor. Veja o que o ator falou da sua relação com o seu pai da ficção:
"É muito importante falar sobre todos os assuntos que a novela traz. O Bento sonha em ser um escritor, ele estuda, é apaixonado, mas é órfão de mãe. O Abílio é um cara muito forte que perdeu a mulher muito cedo, criou o filho sozinho e passou tudo o que ele sabe para o filho. Tive uma relação muito bonita com o Quirino porque ele meio que me adotou. A gente tem feito cenas muito bonitas e espero que a galera se identifique com essa historia de amor."
Letícia Pedro
Com sua primeira novela na Globo, Letícia vibra com a experiência de interpretar uma adolescente em uma história de época:
"Tive a oportunidade de cair em uma equipe incrível! Eu tenho 20 anos e a personagem tem 15 anos em 1934. Tivemos que trabalhar bastante e chegamos em um ponto interessante. A novela é incrível, eu estou amando a história. Amei conhecer o elenco e trabalhar com todos. Eu me senti muito abraçada e muito acolhida."