A importância do momento para a gestão foi destacada pelo secretário de Governo, José Gama, “hoje é um dia de trabalho, mas um trabalho muito especial, porque nos leva a uma palavra motivadora e direcionadora do nosso futuro, planejamento, foco, meta, comprometimento. Esse PPA de 2022 a 2025 celebra com muita honra o nosso compromisso de continuar todo esse trabalho”, afirmou ao lembrar que o projeto de lei foi feito com muito cuidado e chegou à Câmara assinado pelo prefeito Elinaldo Araújo, com o compromisso de execução. Ele aproveitou ainda para agradecer as pessoas que participaram fazendo contribuições.
O diretor de planejamento, Alisson Emanuel, falou representando a secretaria da Fazenda (Sefaz), e fez uma retrospectiva do processo de construção do planejamento, e pontuou que os principais pontos de elaboração atendem a legislação vigente. Ele explicou que a iniciativa é um plano de governo, com diretrizes, objetivo e metas, e falou sobre os eixos de trabalho, que são legislativo, gestão pública, inclusão de direitos e desenvolvimento sustentável. Citou ainda programas, dentre outros detalhes.
Foram selecionados os principais programas de algumas secretarias para serem explanados na audiência: Saúde, com o Saúde com qualidade ao alcance de todos; Cultura, com Camaçari: Cultura Todo Dia; Turismo, com Camaçari: Destino Turístico; e Educação, com o Mais e Melhor Educação: Tecnologias e Inovações Pedagógicas. As demais secretarias finais apresentaram as propostas na Conferência Pública, que ocorreu no dia 1° de setembro, e foram validadas pela população.
A sessão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, o vereador Flávio Matos. Para ele, “é importante que a população de Camaçari saiba o que o governo tem pensado, o que podemos esperar da cidade para os próximos quatro anos. É claro, com base no orçamento, mas, sobretudo, no planejamento de cada secretaria”.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, apresentou os dez objetivos da pasta. Como o primeiro, que é promover gestão qualificada das ações da Seduc, que tem como meta garantir a eficiência institucional da pasta no atendimento à rede de ensino. Para isso, serão desenvolvidas ações como revisão da legislação que cria o sistema de ensino; o fortalecimento do Fundo Municipal de Educação; aperfeiçoamento dos sistemas de gestão tecnológica da rede municipal e garantia de conectividade; e infraestrutura digital nas unidades.
Estavam presentes os secretários da Saúde, Elias Natan, da Cultura, Márcia Tude, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, da Habitação, Vivian Angelim, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, e a subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara. Além de representantes da Secretaria do Esporte Lazer e Juventude (Sejuv) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari