O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, iniciou nesta sexta-feira (27/8) um estudo de soroprevalência da Covid-19 no município. Também estão envolvidos no estudo, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hermes Pardini.
O objetivo do estudo é analisar, em capitais e Regiões Metropolitanas, o comportamento do vírus para, a partir dos resultados, criar estratégias de enfrentamento mais assertivas com base na forma como o vírus se comporta.
Durante visita às residências serão coletadas amostras, e a análise será feita pela Fiocruz. As pessoas que participarem receberão uma senha para poder ter acesso aos resultados em até 30 dias após a coleta, realizada de forma confidencial.
O subsecretário da Saúde de Camaçari, Luiz Duplat, ressaltou que, “através de pesquisas como essa é possível entender melhor o vírus e como se propaga, para assim traçarmos planos estratégicos mais assertivos no combate a ele”.
Diretora da Vigilância à Saúde, Alcione Vasconcelos, afirma que, “toda contribuição científica como esta é de grande importância para ajudar a população a vencer pandemias. Por isso, pedimos que as pessoas, que receberem a equipe em suas casas, participem da coleta”.
Foto: Leandro Silva
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari