No dia 14, data que seria tradicional cortejo, imagem será transportada em carro aberto no percurso do cortejo religioso.
Devido à pandemia da Covid-19, as manifestações de rua das festas populares do verão de Salvador foram canceladas pela Prefeitura. Algumas adaptações, por outro lado, mantiveram a devoção religiosa. A prefeitura divulgou nesta segunda-feira (4) a nova programação da tradcional homenagem ao Senhor do Bonfim.
O novenário será realizado entre os dias 8 e 17. A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação. As celebrações serão realizadas dentro do templo, com acesso por ordem de chegada e transmitidas através da WebTV do Bonfim (canal do YouTube) e das redes sociais.
“Queremos continuar erguendo nossas preces ao Senhor do Bonfim para que se compadeça do seu povo nestes tempos tão difíceis que vivemos. Mas, não podemos esquecer que a pandemia não acabou. Precisamos manter o distanciamento social e seguir as orientações das autoridades de saúde”, afirmou o reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes.
No dia 14 de janeiro, data que pelo calendário religioso ocorreria a tradicional lavagem das escadarias da Basílica, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, às 8h, em carro aberto rumo à Colina Sagrada. No trajeto, passará em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia – de onde tradicionalmente parte o cortejo de rua -, seguindo o mesmo percurso até a Colina Sagrada.
Após a chegada da imagem no interior da Basílica, o padre Edson Menezes transmitirá a mensagem proferida todos os anos da janela da Basílica e concederá a bênção através das redes sociais e dos meios de comunicação sociais presentes. No dia 17, às 10h30, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene e, ao final da celebração, concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.
“ Mesmo com tais limitações, as nossas festas populares fazem parte do nosso patrimônio imaterial e devem ser valorizadas por todos, tanto soteropolitanos quanto aqueles que nos visitam”, frisa o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.