» » Vigilância à Saúde apresenta balanço positivo de 2019

Foto:Reprodução
O ano de 2019 chega ao fim com resultado positivo para a Vigilância à Saúde da Prefeitura de Camaçari, de acordo com balanço apresentado pelo setor. A começar pelas ações do Centro de Controle de Zoonoses, que este ano realizou mais de 433 mil visitas domiciliares para o combate às arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya. Além das visitas domiciliares, também foram realizadas ações de bloqueio e intensificação contra o Aedes Aegypti na sede, orla e zona rural.
A vacinação antirrábica  animal foi interrompida devido ao desabastecimento  da vacina por parte do Ministério da Saúde para todos os estados e municípios brasileiros. Apesar desse fato, foi possível realizar  a intensificação promovendo a vacinação de 23.472 cães e gatos.
Ainda sobre vacinação, a Vigilância à Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, distribuiu para todas as salas de vacinação do município mais de 502 mil doses de vacinas. Apesar do bom resultado, a diretoria ressalta que ainda não foi regularizada a distribuição da vacina pentavalente e soro antirrábico por parte também do Ministério da Saúde. “Mesmo assim, conseguimos elaborar uma estratégia que vem possibilitando a vacinação na cidade, mesmo que em esquema de racionamento para os imunobiológicos em situação de desabastecimento. Estamos aguardando esclarecimentos do Ministério da Saúde quanto à regularização da distribuição”, explica Alcione Vasconcelos, diretora de Vigilância à Saúde de Camaçari.
A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) acolheu este ano mais de 860 trabalhadores, realizando 485 atendimentos médicos, emitindo 372 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs), realizando 70 inspeções em ambientes e processo de trabalho e 262 notificações de agravos relacionados à saúde do trabalhador. “Aqui está um setor que nossa população precisa conhecer melhor. Pois, temos uma estrutura e equipe qualificada para dar todo suporte necessário à saúde do trabalhador. Faço um convite para irem conhecer nosso CEREST, que fica na Avenida Industrial, próximo ao Condomínio Duo Camaçari”, afirma Alcione.
A Vigilância Sanitária e Ambiental realizou este ano 1.141 inspeções em estabelecimentos sujeitos à fiscalização do setor; emitiu 572 licenças sanitárias; realizou a análise laboratorial de 421 amostras de água e 72 amostras de alimentos de 16 restaurantes da cidade; e analisou 21 projetos arquitetônicos de estabelecimentos sujeitos à Vigilância.
Em 2020, a Vigilância à Saúde segue cumprindo sua missão de coordenar e desenvolver ações efetivas e integradas para a promoção, prevenção e proteção à saúde e o controle de riscos, agravos e doenças.

Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga