» » Após um ano da morte de Mãe Stella, o Ilê Axé Opô Afonjá vai conhecer sua nova yalorixá

Crédito da Foto: Ilustrativa
Neste sábado (28/12), será escolida a Yalorixá que vai substituira Mãe Stella de Oxóssi do Ilê Axé Opô Afonjá. O jogo sucessório acontece, às 10h, no Barracão que fica no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.
Hoje (27/12) está completando um ano da morte da famosa Yalorixá. Desde o último dia 22 de dezembro até o próximo dia 28 se realiza uma cerimônia pelo seu passamento com o ritual do Axexê.
HISTÓRIA
Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayodê, nasceu no dia 2 de maio de 1925, em Salvador, Bahia. Em 12 de setembro de 1939, aos quatorze anos, foi iniciada por Mãe Senhora e recebeu orukó (nome) de Odé Kayodê. Mãe Stella contava que quando foi realizada sua iniciação, ela "não pensava em nada", "não tinha noção" do que estava acontecendo:
"É interessante o desígnio, a força dos orixás. Meu caminho era ser iyalorixá. Se tivesse ficado no Gantois, casa que guarda os santos de minha avó e meus tios, não poderia realizar meu caminho. Só em 1976, quando fui escolhida lá, entendi isso... é engraçado a força do odu, do destino. Era uma guerra de orixás. Minha herança era de Iansã – minha avó Theodora –, mas Odé me queria."
Mãe Stella estudou no colégio Nossa Senhora Auxiliadora, dirigido pela professora D. Anfrísia Santiago. Formou-se pela Escola de Enfermagem e Saúde Pública, exercendo a função de Visitadora Sanitária por mais de trinta anos.
Em 29 de junho de 1964, foi designada ' Kolabá por Mãe Senhora. Filha dileta de sua mãe-de-santo, pouco a pouco foi aprendendo os grandes mistérios e segredos do candomblé. Ainda em vida de Mãe Senhora fizera exercer a função de mãe de uma iaô - Celenita – que era filha de Ogum. Em 19 de março de 1976, foi escolhida para ser a quinta iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga