Agentes da corporação têm pressionado ACM Neto para barrar trechos da proposta
O prefeito ACM Neto (DEM) não descartou, na manhã desta quarta-feira (16), vetar o projeto elaborado pelo próprio Executivo que disciplina a Guarda Municipal de Salvador.
A matéria foi aprovada em votação relâmpago sem nenhuma alteração na Câmara, após o vereador Toinho Carolino (PTN) ser alvo de uma ação dos agentes. Agora, membros da corporação têm pressionado o Palácio Thomé de Souza para barrar a proposta, conforme lideranças do democrata na Casa Legislativa.
“Não sei [se vou vetar]. Tenho primeiro que aguardar a chegada do projeto. Vou examinar. Nenhuma decisão no calor das coisas é positiva. Acompanhei o que ocorreu com o vereador Toinho Carolino, lamento, mas a mim cabe o poder da moderação e do equilíbrio. A corporação não pode ser julgada pela ação de A e B. [..] Não podemos qualificar toda a corporação por A e B, quando chegar o projeto vou examinar, como examino todos”, disse o prefeito ao ser provocado pelo bahia.ba.
“Quando eu veto um projeto, não é porque quero vetar. Entendo a iniciativa do vereador, é meritória, louvável, mas inexequível. Cabe ao vereador apresentar, cumprindo seu papel político, mas cabe a mim como chefe do Poder Executivo sancionar quando for exequível e vetar quando foi inexequível. E eu que tenho feito. Não vai ser diferente. Quando chegar o da guarda, vou examinar”, acrescentou Neto, que já vetou 18 projetos de vereadores este ano.bahia.ba.