O atacante Emerson Sheik enfim foi apresentado como novo reforço do Flamengo na manhã desta quarta-feira, em cerimônia realizada na Gávea. Antes de conceder entrevista à imprensa, ele foi apresentado pelo vice-presidente Walter D'Agostinho e pelo diretor executivo Rodrigo Caetano e vestiu a camisa 11. Após demora na chegada do documento de rescisão com o Corinthians, o atacante ficou livre para assinar contrato até o fim do ano com o Rubro-Negro. A expectativa é que ele possa estar em campo já neste sábado, quando o Fla enfrenta o Atlético-MG, às 16h30, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Na entrevista, Emerson falou sobre sua identificação com o Flamengo, a motivação de conquistar novos títulos, a possibilidade de encerrar a carreira no clube e ainda comentou a amizade com o também reforço rubro-negro, Guerrero.Sheik já fez sua primeira atividade no Ninho do Urubu na manhã de terça. O jogador pediu à diretoria para treinar e, assim, manter a forma física, e foi atendido. A ideia dele é já estar à disposição do técnico Cristóvão Borges. Emerson deve treinar junto do grupo principal na tarde desta quarta, em atividade marcada para 15h30.
Aos 36 anos, Sheik retorna ao clube que o projetou nacionalmente. Famoso no Japão e no mundo árabe, ele chegou ao Brasil como um desconhecido no início de 2009 para jogar no Flamengo, mas surpreendeu e ganhou bastante destaque. No clube da Gávea, participou da conquista do Carioca e do Brasileirão daquele ano. Saiu na metade do torneio nacional, transferindo-se para o Al Ain, dos Emirados Árabes. Ainda passou por Fluminense, Botafogo e Corinthians, onde ficou por mais tempo e conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes, antes de voltar ao Fla.
Mudança do desconhecido para o Sheik de hoje
- Como pessoa e ser humano, continuo o mesmo. Lado profissional mudou, cheguei como desconhecido e não tinha conquistado nada. Seis anos depois, tenho Paulista, Carioca, três Brasileiros, Mundial, Libertadores... A responsabilidade é diferente e a pressão é diferente. O torcedor entende quando ele se dedica. Quero deixar a impressão de vestir a camisa, de dar o meu melhor. São momentos diferentes. Cheguei como desconhecido e mudei.
Guerreiro
- É meu amigão. Difícil é entender, ele fala tudo errado (risos). A gente tem um carinho e um respeito muito grande um pelo outro. E certamente aqui vai acontecer, porque a amizade existe entre nós dois.
Tentativa de voltar
Saí contra o Cruzeiro, lembro perfeitamente, o torcedor pedia para que eu não fosse, que ficasse. Fui para o mundo árabe e desde que voltei, ainda no início de 2010, todas as negociações que tive foi com o Flamengo em primeiro lugar. Por uma série de motivos, não aconteceu e fui muito feliz nos clubes em que pude jogar. Mas o desejo era sempre estar no Flamengo. E hoje, com 36 anos, estou voltando para o lugar que de fato talvez não deveria sair. Posso estar sendo injusto com Botafogo, Corinthians. Queria muito estar aqui e hoje feliz estou. E ninguém vai mudar isso.
Corpinho de 25
- Tenho 36, mas com corpinho de 25 (risos). Sou muito privilegiado, sou muito elogiado pelos preparadores. Não vejo problema. Parceria que deu certo no Corinthians, teve a conquista do Mundial e outras grandes partidas que fizemos juntos. A expectativa é que possamos sonhar com conquistas como tivemos no Corinthians.
Possibilidade de renovar
- Tenho pouco mais de seis meses para convencer esses caras, vou dar sempre meu melhor, porque é característica minha. Minha carreira é marcada por vitórias, conquistas. Eu certamente não estou aqui para passear. Vim aqui pensando grande. O torcedor flamenguista precisa muito de um título importante. Espero que essa sorte que dizem que tenho com conquistas possa vir comigo e trazer um título ao Flamengo.
Volta aos gramados
- Venho acompanhando os jogos a fim de conhecer o grupo, características, porque não vinha acompanhando os jogos. Os treinamentos vão mostrar muito mais do que palavras. É iniciar os treinamentos, ver como o Cristóvão vai querer armar sua equipe. Importante é pensar em grupo. Meu pensamento inicial é retomar rapidamente